Boneca de Ossos – Holly Black # 1- Leituras de Março

POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam.

Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo…Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio.Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram… A missão se transforma em uma jornada de arrepiar. Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?

A capa e o título do livro me atraíram, não fazia ideia de que o livro tinha indicação para leitores de 8 a 13 anos, mas li de boa. É uma história divertida, com toques leves e intrigantes de terror e mistério inteligente. Nada que possa impedir leitores mais velhos, no meu caso, de se divertirem com a leitura. Eu havia acabado de ler da mesma autora o livro “A Garota Mais Fria de Coldtown”, que gostei bastante e resolvi ler mais um livro de sua autoria.

Os personagens são inteligentes, cativantes, a história pessoal de cada um deles enriquece a trama. Como comentei a capa é bonita e as ilustrações mais ainda.

Vamos a história Poppy, Zach e Alice, são amigos e adoram inventar histórias para se divertirem. Literalmente eles criam um mundo onde piratas e seres fantásticos existem. O barco de papel é o “Pérola de Netuno”, Zach é um pirata, William – a Lâmina.

Alice, é Lady Jaye, uma ladra que viajar com o capitão William, Poppy uma sereia que deseja atrair os tripulantes do barco para o fundo do mar. Juntos criam diversas aventuras e em todas elas a “Grande Rainha”, uma boneca de porcelana muito antiga, que a mãe de Poppy mantinha guardada numa cristaleira. E o centro da aventura.

A Boneca desperta neles admiração e certo medo. A mãe de Poppy a tem como artigo de colecionador e pretende vendê-la. Isso a mantem longe das mãos das crianças que poderiam quebra-la. Mas o mundo de brincadeiras está ficando para trás. A adolescência está chegando rápido e os obrigando a crescer, a ver o mundo de aventuras como tolice para crianças.

Zach está tentando aceitar o pai que voltou para casa, após ter abandonado a família. Ele perdeu a confiança e é difícil encará-lo com o mesmo amor e respeito de antes. E quando ele pega seus bonecos e joga no lixo, a realidade toca Zach de forma dolorosamente cruel. Alice vive com a avó que a vigia dia e noite e não a deixa sair de casa.

Sentindo-se triste, frustrado Zach se afasta das garotas, sem lhes contar o verdadeiro motivo. Poppy fica inconsolável, Alice aceita, mas está magoada.

Entretanto quando Poppy tem um sonho com a “Grande Rainha”, a boneca feita de porcelana. Que lhe revela um segredo sombrio, a vida de Poppy, Alice e Zach seguirão um rumo desconhecido.

Os três vão embarcar numa aventura, uma última aventura, que vai mudar suas vidas para sempre. A boneca passa a se comunicar com os três os guindo em sua jornada, e mesmo que seja difícil para eles acreditarem continuam a jornada a fim de descobrirem a verdade e de certo modo crescerem, inconscientemente, no processo.

O livro é inteligente, rico e deixa uma mensagem positiva para os miúdos. Nunca abandone seus sonhos.

Minha nota? Cinco beijos mordidos!

Publicado por Nazareth Fonseca

Nazareth Fonseca é escritora e jornalista e já conta com dez livros publicados, entre eles a série Alma e Sangue. Aficionada em filmes, séries e livros gosta de escrever sobre tudo que lê e assiste.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: