A Coroa de Espinhos – Hank Luce, # 1-Leituras de Junho

Nick Renna, um solitário professor universitário de História e católico desiludido, carrega um profundo ressentimento em relação a Deus, que ele acredita tê-lo abandonado muitos anos antes. Agora, preso a uma promessa feito no leito de morte de um antigo amor, que o deixara para se tornar uma freira dominicana, Nick deve continuar sua busca pela Coroa de Espinhos de Jesus Cristo – relíquia de extraordinário poder espiritual e físico.

Iniciada em um pequeno campus universitário em New Hanpshire, a aventura de Nick o leva em seguida para a sofisticação de Genebra e, de lá, aos Arquivos Secretos do Vaticano, em Roma, terminado nos Pirineus do norte da Espanha, onde um indizível mal confronta o amor infinito. Mas, à medida que Nick se aproxima da Coroa, forças poderosas planejam se apoderar da relíquia pelo seu potencial poder. Mais importante que isso é o grande enigma por trás da misteriosa relíquia: o que acontece quando um ser humano comum coloca sobre a cabeça a Coroa de Espinhos com traços do DNA do Filho de Deus?

Relíquias sagradas sempre despertaram minha curiosidade, acho que é meu lado “historiadora” reclamando espaço, as relíquias são a conexão com o passado, com eventos históricos, religiosos, são a prova de que algo realmente ocorreu. Sou católica de nascimento, mas hoje em dia me considero uma pessoa espiritualizada, que aprendeu a ver além dos limites, que as religiões as vezes nos impõem.  Gosto de manter minha mente aberta para absorver e saber julgar o que é certo ou errado. Livre Arbítrio, esse poder tão poderoso dado a nós por Deus.

O livro a coroa de espinhos me fez pensar profundamente sobre as dores de Jesus, o seu sofrimento. O santo Sudário, os cravos, a tabuleta, a coroa, a lança. Todos esses objetos são relíquias ligadas a crucificação e tem para aqueles que acreditam em Jesus Cristo grande valor emocional. São os objetos que lhe infligiram dor sofrimento, vergonha. Que ele depurou absolvendo a todos os presentes a sua crucificação, dizendo ao pai que eles não sabiam o que faziam. A corrupção e os pecados dos poderosos também chocam e envergonham a fé a religião que representam, o livro não as esconde, pelo contrário as mostra como algo, que pode ser extirpado para que a verdadeira fé apareça. Afinal, foi por isso que Jesus morreu, para limpar nossos pecados e manter a fé viva.

A narrativa é inteligente e rápida, e nos apresenta ao Nick Renna, católico desiludido, com alguns traumas pesados vindos da guerra, que para cumprir o último desejo de uma agora amiga freira, antes seu grande amor. Ele aceitou a tarefa da buscar pela coroa de espinhos. Claro, trata-se de fantasia. Mas uma fantasia muito bem elaborada e com provas interessantes do caminho que a relíquia fez ao longo dos séculos.

O que me deixou um pouco frustrada, foi que o autor não traçou a história vindo do ponto da crucificação. Mas isso não tirou meu interesse, pois o livro tem bons momentos. Visto que a relíquia em si tem poderes, e é algo muito perigoso para os impuros.

Sério, ela precisava existir para depurar muitas religiões. A busca pela relíquia, os detalhes históricos, a viagem por vários países movimenta a trama e nos faz pensar em o quanto o poder religioso é perigoso em mãos erradas.

Gostei bastante do final do livro. Fiquei tão curiosa que busquei saber de que árvore a coroa poderia ter sido feita, de acordo com a vegetação do local. E para alguns botânicos a planta usada teria sido a conhecida como Espinheiro-de-Cristo Sírio – Rhamnus Spinachristi. Seus galhos podiam envergar com facilidade formando uma coroa.

As relíquias estão sempre aparecendo em livros, filmes e documentários, vale citar aqui o filme Constantine, que mostra a “Lança do Destino”, ou os vários documentários que mostram e tratam da autenticidade do Santo Sudário, ou o filme, O Manto Sagrado de 1953, com Richard Burton e Victor Mature.

Minha nota para o livro? Quatro Beijos mordidos!

 

Advertisement

Publicado por Nazareth Fonseca

Nazareth Fonseca é escritora e jornalista e já conta com dez livros publicados, entre eles a série Alma e Sangue. Aficionada em filmes, séries e livros gosta de escrever sobre tudo que lê e assiste.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: