Etiquetas

, ,

vermelho-e-o-negro“Julien esteve de mau humor a noite toda: até então, só havia sentido raiva contra o acaso e a sociedade; depois que Fouqué lhe oferecera um meio ignóbil de chegar à riqueza, sentia irritação contra si mesmo”.

Finalizei a leitura do livro dia 11 de janeiro e me senti um pouco incomodada com os acontecimentos que sacudiram o livro nas demais páginas. A história melhora muito com a saída de Julien de Verrières, cidade ficcional criada pelo autor, e segue para Paris.

A cidade o encanta e seduz e ele sente que avançou rumo a um destino maior, mas ficam obvias algumas coisas sua pobreza, os habitantes da cidade são pouco amistosos, perigosos para alguém vindo do campo. Mas ele precisa se apresentar ao seminário onde é esperado.

Ao chegar em Besançon tem medo e sente como se nunca mais fosse sair do interior daquelas paredes. Conhece o Sr. Pirard, ou Abade, que o recebe friamente e o avalia severamente para que possa entrar no seminário. Julien estava aterrorizado e com razão seu futuro dependia daquele homem e da carta de recomendação que seu benfeitor, o abade Chélan.

É avaliado e por fim consegue um lugar por mérito no seminário agora é com ele crescer ou sucumbir. Julien é um sobrevivente e contra tudo e contra todos consegue se destacar e ser repudiado, por seus modos, por sua inteligência. Ele não se encaixa. Tenta como os demais seminaristas cair nas boas graças dos padres mais velhos e conseguir colocação, mas ele falha e muitas vezes é humilhado. O jogo de interesse é bem mais real que a fé. Fé? Sim, pouco se fala desse sentimento tão essencial a um religioso.

Julien parece protegido por anjos e graças a uma procissão ele é promovido. Ao ajudar o padre Chas a decorar a igreja para as comemorações de Corpus Christi, leia-se aqui, trabalho braçal. Ele consegue elogios e essa é a moeda que vale ouro dentro do seminário. E assim a primeira promoção chega, ele agora é professor auxiliar do Novo e do Antigo Testamento. Com a promoção vem às regalias, um pouco de privacidade longe dos colegas de seminário, fazer as refeições a sós, uma chave do jardim onde podia passear nas horas livres. E ser menos odiado pelos colegas. Com essa boa notícia se seguiu uma ruim seu amigo o abade Pirard vai sair da direção do seminário. Nesse ponto o autor mostra os bastidores do que estar por vir.

1206788-250x250O marquês de La Mole vai mudar a vida de Pirard e de Julien para sempre. O que se segue é uma sequência de acontecimentos que vão levar Julien para mais uma promoção, antes de assumir o seu novo posto na casa do marquês ele decide que precisa ver a Sra. de Rênal o que rende ao livro uma boa aventura e talvez mais um prego na cruz de Julien. Que não sabe o quanto são perigosas as paixões.

Na casa do marquês Julien é apresentado ao um novo estilo de vida e se adapta o melhor possível. Sua inteligência e cautela o colocam sempre num lugar de credibilidade e respeito. Aos poucos angaria honrarias, cai no agrado do marquês e de sua filha Mathilde. Frequenta agora as reuniões que ocorrem na casa e se mistura sutilmente a sociedade. Os modos, os comentários, as fofocas sociais são realmente a critica do autor a época, a sociedade.

O romance entre Julien e Mathilde é previsível, mas incomum, amam-se e detestam-se. No entanto ele pela primeira vez se rende a paixão e passa a sofrer por amor. Reconquistar sua amada passa a ser uma prioridade e o leva um pouco além como pessoa e personagem.

O romance é o pico de sua ascensão e queda. Julien é sem duvida um personagem com muita sorte e vitima das tempestades emocionais que plantou. O fim do livro não me agradou, mas foi o mais real dentro de uma sociedade que preserva os valores dos ricos e não os da justiça. Nos últimos capítulos e linhas achei tudo muito banal por parte dos que o acusavam e dele vi somente honradez e muita coragem.

Gostei do livro e indico para leitores que gostem de clássicos e não tenham medo de leituras mais lentas e cheias de minúcias sociais.

vampire-mouth-illustration-lips-blood-white-background-33140303vampire-mouth-illustration-lips-blood-white-background-33140303vampire-mouth-illustration-lips-blood-white-background-33140303Nota, vampire-mouth-illustration-lips-blood-white-background-33140303quatro beijos mordidos.

Anúncios